Arquitetos ARX

ARX Arquitetos

 

 

ARX Portugal Arquitectos

 

Largo de Santos, 4 - 1º,

1200-808 Lisboa  

Telefone +351 21 391 81 10

Fax +351 21 391 81 19 | 

www.arx.pt 

 

 

 

Foi em 1992 que Nuno e José decidiram criar a ARX Arquitectos

 

Lisboa tornou-se a sua residência permanente quando inauguraram o seu gabinete de arquitetura.

 

Muitos dos seus projetos nasceram em Lisboa e outros estão, atualmente, em construção.  Desde meados de 2014 que o gabinete ARX Arquitectos tem estado mais envolvido em projetos de reabilitação urbana, especialmente nos bairros históricos de Lisboa.

 

Combinando o charme com a tradição da arquitetura portuguesa, souberam aliar a sua experiência e conhecimento a uma visão contemporânea que faz das suas criações um verdadeiro êxito!

 

"A nossa arquitectura não segue um léxico, ou uma linguagem fixa. Em cada novo caso, procuramos encontrar os "vocábulos" para uma linguagem específica desse novo contexto. Mais do que procurarmos os pontos comuns entre cada novo projecto e o anterior, interessa-nos encontrar as diferenças. É como se voltássemos sempre ao zero. E, a um certo nível, é essa ideia de inovação que nos interessa.

 

Evidentemente que esta abordagem também nos abre um campo de pesquisa muito vasto. Não tendo que trabalhar dentro de pressupostos fixos, procuramos um caminho experimental, onde podemos testar novos conceitos a partir daquilo que nos interessa e fascina. No entanto, parecem-nos sábias as palavras do poeta e filósofo brasileiro António Cícero que um dia disse: "o que interessa, não é tanto escrever algo novo. É escrever algo que a leitura não envelheça".

 

O futuro é sempre difícil prever, mas, comprovadamente, depois das revoluções, do desinteresse pela história e do advento da globalização, virá certamente um retorno à cultura local, específica, à arquitectura feita de pequenos mas sólidos impulsos a partir das coisas que nos chegam."

 

Atualmente, o gabinete ARX Arquitectos emprega cerca de quinze arquitetos.

 

Saiba mais sobre a ARX, aqui.