História

A herança do palacete histórico

Conheça a história do magnífico palacete histórico da Rua do Quelhas

 

O Radio Palace é um palacete do final do século XIX situado na Rua do Quelhas, na Lapa, que, em 1935 viu nascer a rádio em Portugal. Mais precisamente com a criação da Emissora Nacional, que assumiu o serviço público de radiodifusão português. Foi neste palecete histórico que se instalaram os três estúdios de gravação e a sede, até à saída da RDP – Radiodifusão Portuguesa em 1990.

 

Foi a partir de 1992 que o atual Radio Palace acolheu o Museu da Rádio. Este foi concebido com o objetivo de testemunhar a evolução da radiofusão sonora na realidade portuguesa. O núcleo principal do museu possuía uma das mais significativas coleções da Europa, que se distribuía ao longo de vinte salas.

 

O Museu da Rádio continha milhares de receptores, equipamentos de registo sonoro, de emissão, suportes de gravação e microfones. Também tinha salas temáticas, um estúdio de rádio dos anos 50 e, ainda um pequeno auditório com capacidade para 30 pessoas.

 

É neste palacete histórico que se instala o magnífico empreendimento Radio Palace. O Radio Palace Suites, será construído numa propriedade adjacente, com um cariz mais contemporâneo, dando origem a conjunto verdadeiramente elegante e inovador no bairro da Lapa.

 

A Herança Aristocrática do Bairro da Lapa

A tradicional Lapa é uma das zonas mais serenas de Lisboa, um bairro de antigos palacetes onde se instalou a nobreza e a burguesia no século XVIII. Originária do ano de 1770, é hoje habitada por oito mil pessoas. Esta é atualmente uma zona de habitação por excelência, mas mantém igualmente um comércio ativo.

 

É nesta nobre zona da capital que se situam inúmeras parte das embaixadas e residências de países estrangeiros, nomeadamente: Áustria, Bulgária, China, Finlândia, Luxemburgo, Países Baixos, Roménia, Suécia, Bélgica, Suíça entre muitas outras.

 

É também neste bairro que se encontra o Palácio de São Bento (Assembleia da República) e a residência oficial do Primeiro-Ministro de Portugal. Muitos dos palacetes antigos da Lapa foram recuperados, dando origem a magnificentes hotéis, como o hotel de charme Lapa Palace. Na área cultural, destaca-se o Museu Nacional de Arte Antiga, que contém o maior espólio de arte pública de Portugal.

 

O Radio Palace localiza-se a 5 minutos de distância do bairro de Santos, que se tem vindo a assumir como a design district de Lisboa. Nele encontra várias lojas de design, tais como a Paris-Sete, a AR interiores, a Re-Use e a Roche Bobois, assim como galerias, museus e espaços de cooperativas de artistas. O edifício do IADE, uma famosa faculdade de design, também não passa despercebido aos transeuntes. Os restaurantes também são um bom motivo para se deslocar a Santos, assim como a vida noturna, que preenche as ruas de animação e jovens aos fins-de-semana.